Assim como as demais áreas que envolvem produtos e serviços, o TI pode usufruir de todos os benefícios relacionados às estratégias de comunicação do marketing digital.

A importância de estar atento a essa possibilidade se dá essencialmente devido a dois aspectos principais. Primeiro, não é por uma empresa trabalhar com tecnologia e software que ela necessariamente está inserida nos meios digitais. Essa inserção se dá por meio de um trabalho consistente e planejado em longo prazo. Em segundo lugar, porque não é mais possível para uma empresa se manter à parte do mundo da comunicação digital.

Mas, como é possível promover um software utilizando as técnicas do marketing digital? É o que você confere a seguir.

Eduque o seu público

Para que o marketing digital realmente dê resultados, é preciso ter um eixo bem definido: a produção de conteúdos que façam a diferença para o cliente. Atualmente, o perfil de quem compra mudou de forma drástica e as empresas que não acompanharem essa dinâmica perderão espaço no mercado. Conteúdos claros que evidenciem as vantagens do uso do software e seu funcionamento certamente podem gerar impacto positivo e aumentar a demanda. Lembre-se que a internet é um espaço plural e integra pessoas de todas as áreas. Por isso, quanto mais fácil de assimilar o conteúdo produzido, mais pessoas poderão se tornar futuros clientes. Entretanto, cabe separá-los pelo nível de interesse e conhecimento no tema partindo da ideia de lead. O lead é qualquer usuário de um site que forneça informações pessoais em troca de algum tipo de conteúdo. Já o lead qualificado está em busca de uma solução específica.

Veja aqui como definir sua pesona.

Utilize todas as ferramentas disponíveis

A grande jogada do marketing digital se dá por meio de uma palavra: integração. Quanto mais mídias digitais estiverem incluídas na estratégia maior será o alcance das informações. Assim, a partir da criação de um conteúdo significativo sobre o software em questão, é hora de publicá-lo em blogs, redes sociais, e prezar pelas técnicas de SEO para otimização nas buscas. Além disso, o uso de banners de publicidade também integra o marketing digital– mas de forma que não seja invasiva na visitação dos usuários, e, sim, integrada. O e-mail marketing torna-se também uma estratégia em alta para a transformação de leads em clientes para a transformação de leads em clientes. Canais no YouTube não podem ficar de fora da estratégia e vale mesclar opções nas plataformas para conceber um conteúdo mais atrativo. Por exemplo, um post no blog que integre vídeos com mais informações pode ser atraente para os usuários.

Ofereça algum serviço ou produto gratuito

Seja uma versão teste de software por período determinado ou mesmo conteúdos associados ao mundo do TI, qualquer possível cliente gosta da ideia de obter algum item gratuito. Em troca, a empresa pode pedir o preenchimento de um formulário, por exemplo, que a levará a compor um banco de dados consistente para futuros contatos. Mesmo que a disponibilização tenha algum custo à empresa, o investimento é válido por conseguir atrair um maior número de possíveis clientes. O compartilhamento de um link com o produto disponibilizado pode render muitos acessos e fazer com que a marca fique mais forte no mercado.

Ouça e entenda o seu público

O feedback obtido por meio das redes formadas no marketing digital representa uma oportunidade única para pensar sobre o desenvolvimento do software e sobre as formas de divulgação. Manter um canal aberto com os clientes e responder a todas as dúvidas é essencial. Parece um processo simples, mas no meio digital muitas vezes esse feedback é intenso –e para responder a todas as questões é preciso estar preparado.

Avalie as melhores estratégias

O marketing digital também possibilita entender quais as medidas que surtem mais efeito entre o público-alvo. Seu público estaria mais interessado em conteúdos inovadores, dicas, vídeos ou serviços gratuitos? Qual linguagem condiz melhor com a audiência digital? Esses são pontos que podem e devem ser mensurados para o aprimoramento da estratégia de marketing digital para a promoção do software.

 

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