Em um mundo cujas mudanças caminham com a velocidade da luz, é fato que muitas empresas hoje já nascem do embrião digital, com DNA e consciência totalmente distintas daquelas que nasceram no mundo físico. Uma empresa com DNA digital significa na prática uma forma diferente de enxergar o mundo, as relações, o mercado, a concorrência e a si próprias.

No Brasil as startups tiveram um crescimento de 18,5% em apenas 6 meses em 2016, ou seja, o número de empresas em estágio inicial no Brasil chegou a 4.151 ao final de dezembro de 2015, segundo levantamento da Associação Brasileira de Startups(ABStartups). E isso tudo em plena época de crise.

Diversos são os segmentos onde estas empresas estão atuando, mas seguramente o mercado de aplicativos é o mais explorado, seguido do segmento de educação, mídia, comércio eletrônico e entretenimento, sendo que a esmagadora maioria oferece serviços a outras empresas (B2B).

Contudo, um número ainda mais expressivo é o de startups brasileiras – 74% – que fecham as portas após 5 anos de vida. O maior motivo? Briga entre sócios e não oferecer uma proposta que ‘converse’ com o mercado, ou seja, desalinhadas entre a proposta de valor e o interesse do mercado.

O primeiro motivo é bem comum porque, em muitos casos, os sócios não têm as mesmas expectativas ou a mesma visão para o negócio que fundaram juntos. Algo mais corriqueiro do que se imagina.

Mas em relação ao segundo motivo, a falta de um planejamento de marketing adequado é um grande causador, como se observa em grande número de casos. Muitas empresas não dão a devida importância ao marketing ou se propõem a fazê-lo por conta própria, mesmo sem ter a expertise necessária.

Nestes casos, investir na construção de uma estratégia digital sólida, confiável e assertiva pode minimizar muito o problema.

Qual a importância do Marketing Digital para startups?

Apesar de serem organismos nascidos de um ecossistema 100% digital, a grande maioria das startups não possui o conhecimento e a experiência necessários para se alavancarem sozinhas no mercado. Uma estratégia digital pode fazer toda a diferença tanto no lançamento e no posicionamento de uma startup quanto em seu desenvolvimento e crescimento.

Startups, como o nome já diz, são empresas escaláveis e com recursos muitas vezes limitados para investimentos em marketing tradicional. Por esta mesma razão, o marketing digital se torna ainda mais relevante: é mais acessível, mais eficaz e totalmente mensurável, isto é, tudo que uma startup precisa para decolar.

Entretanto, trazer os resultados que se quer não é uma tarefa simples. Exige trabalho especializado e muito conhecimento sobre como fazer, quando fazer e para quem fazer.

A seguir falaremos de 6 pontos fundamentais que devem ser incluidos em uma estratégia digital:

1. Defina suas personas

É essencial saber exatamente para quem você vai oferecer a sua solução – seja ela um aplicativo ou um serviço – antes de pôr em prática qualquer ação. A pergunta fundamental que você deve se fazer é: “Que tipo de problema meu público possui e como minha startup pode ajudá-lo?”. Ter estas informações em mente de forma clara e detalhada serve para nortear toda sua estratégia digital e atingir o objetivo a que se propõe.

As personas são um ponto crucial neste processo, pois todas as ações serão direcionadas a elas. Tendo intimidade com suas características é muito mais fácil atrair sua atenção, impactá-las e oferecer conteúdos de seu interesse.

Conhecer com exatidão seu público-alvo significa entender seu comportamento para então saber como capturar sua atenção. Defina suas personas criando modelos o mais próximo possível de seu consumidor real, seja ele o consumidor final ou outras empresas.

2. Produza conteúdos que respondam as dúvidas e anseios do seu público-alvo

Ao se iniciar no mercado, provavelmente você já pesquisou bastante sobre o seu nicho de atuação, certo? Neste caso gerar conteúdos variados sobre o mesmo tema pode ser de grande valor para quem você deseja atrair. Se sua startup está lançando um aplicativo de fidelização para bares e restaurantes, por exemplo, uma ótima iniciativa é gerar conteúdos que engajem estas empresas e despertem nelas as vantagens de assinar um programa de fidelidade e disponibilizá-lo para seus clientes.

Existem mil e uma maneiras de se abordar um tema como esse, mas o principal aqui é se tornar autoridade no seu segmento através da geração de um conteúdo que interesse ao seu público. Quanto mais variado este conteúdo, melhor: posts, vídeos, ebooks, webinars, etc.

Uma boa estratégia é criar um blog para sua startup e reunir ali todo conteúdo produzido.

Entregando conteúdo de valor para sua audiência você atrai mais oportunidades de negócio, consegue novos clientes e atinge a tão esperada escalabilidade, o sonho de toda startup.

3. Trabalhe suas Redes Sociais

As Redes Sociais hoje são muitas (Facebook, Youtube, Linkedin, Pinterest, Instagram, etc.), mas cada uma delas tem características específicas mais adequadas a cada tipo de público. Saber em qual – ou em quais – delas seu público está presente é fundamental para dirigir seus esforços de marketing com assertividade.

Redes Sociais são ambientes onde as pessoas vão para interagir com outras pessoas, marcas e empresas; e não para comprar. Por isso uma vez presente nas Redes Sociais, o seu principal objetivo deve ser o de engajar seu público. Assim é possível trabalhar a imagem de sua startup, construir valor e gerar demanda junto ao seu público-alvo.

Muitas marcas produzem conteúdos exclusivos para os seus canais sociais e ao gerar compartilhamento, conseguem uma enorme exposição, o que é excelente para construir seu branding.

Por esta razão as Redes Sociais continuam sendo a arena mais poderosa para construir marcas e se relacionar com seu consumidor. Use o seu poder e construa valor com elas.

4. Use E-mail Marketing para se relacionar 

Ao contrário do que alguns dizem, o e-mail marketing é uma excelente forma de se relacionar com seus leads e sua taxa de conversão é uma das maiores do marketing digital. Entretanto é necessário seguir as boas práticas na sua utilização, para não cair no erro de se tornar spam.

Campanhas de e-mails marketing devem partir de uma base de e-mails existentes ou a partir de e-mails colhidos através da internet com a permissão do usuário. Uma boa maneira de capturar e-mails de interessados, por exemplo, é criar uma Landing Page onde se ofereça algum material em troca do e-mail do visitante. Ebooks, whitepapers, convites para webinars são ofertas que despertam o seu interesse e costumam funcionar como uma boa isca digital.

Startups de aplicativos, por exemplo, podem disponibilizar um trial em sua Landing Page em troca do e-mail do interessado, dessa forma ela estará construindo uma base para futuras campanhas de e-mail marketing.

Utilize o e-mail marketing para comunicar-se com seus leads e propspects, enviando a eles links para postagens de blog, ofertas, promoções e conteúdos variados. Porém, personalize suas mensagens, já que e-mails personalizados têm 14% a mais de taxa de cliques e 10% a mais de taxa de conversão. Nesta etapa, investir em Automação de Marketing também é uma ótima opção e otimiza muito este processo.

5. Seja encontrado pelo seu público

Existem duas formas para ser encontrado na internet: através da busca orgãnica do Google (não-paga) e dos Links patrocinados (busca-paga).

Porém, ser relevante na internet não é tarefa simples.

Para o primeiro caso, requer, entre outras coisas, um trabalho contínuo de otimização de conteúdo e código – site, blog, etc. – baseado nas palavras-chave mais buscadas no seu segmento. Mas não adianta produzir conteúdos geniais se ninguém consegue acessá-los. Esta atividade chama-se SEO (Search Engine Optimization) e tem como finalidade tornar sua startup ou sua solução “encontrável” a partir da busca orgânica do Google. Quanto mais conteúdo sua startup disponibilizar na internet, mais relevância tende a ter.

A outra forma é investir em Links Patrocinados, ou Google Adwords, o serviço de publicidade paga do Google. É uma excelente forma de capturar uma demanda existente e gerar leads a curto prazo. Esse mecanismo coloca sua startup nos primeiros lugares nas buscas, alavancando-a; mas requer investimentos constantes que tendem a aumentar a longo prazo a medida que os resultados vão acontecendo.

As duas formas podem e devem coexistir, mas investir em SEO é uma das ações mais importantes neste contexto, pois, ao tornar seu conteúdo encontrável, a tendência é a necessidade de investir em Links Patrocinados ser cada vez menor. Porém cada caso é um caso.


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6. Mensure, compare e analise resultados

Para finalizar estas dicas, a última é sobre o trabalho de análise de resultados das campanhas. Taxa de conversão, engajamento, taxa de cliques, todos esses termos — e muitos outros — são métricas ou indicadores de performance responsáveis por mensurar os seus resultados e ações de Marketing Digital.

É através destes indicadores que você pode ter uma visão clara do desempenho de todo seu trabalho e propôr melhorias quando necessário. Evite desperdiçar dinheiro e energia definindo previamente seus objetivos, metas e projeções, para depois compará-los com os resultados atingidos. Mensurando resultados e melhorando a cada etapa fará de sua startup uma empresa cada vez mais viável.

Mas como já foi dito, procure uma agência ou um profissional habilitado a empreender estas ações, pois se executadas com profissionalismo serão uma grande fonte de crescimento e não de aborrecimento.