Se a sua resposta à pergunta do título foi “é o Google Analytics”, você está um pouco equivocado. Mas não precisa se preocupar, pois vamos explicar. O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de dados, enquanto web analytics é a análise de dados por meio de uma ferramenta. A confusão é comum, por isso, este artigo vai explicar e sanar todas as dúvidas sobre o que é web analytics.

O que é web analytics

É um processo onde são feitas coletas de dados durante um período. Com esse monitoramento e análise dos dados é possível saber o comportamento dos visitantes em um site, como navegação, tráfego e interação com páginas específicas.

Com essas informações, os profissionais de marketing digital conseguem analisar melhor o site, como o que está dando certo e gerando conversão e o que precisa ser melhorado.

Também é possível fazer análises mais precisas dos resultados das campanhas, como e-mail marketing e Adwords, e elaborar planejamentos mais assertivos para campanhas futuras.

Benefícios do web analytics

O maior de todos os benefícios de usar o web analytics é o fato de você poder mensurar tudo o que acontece no seu site e em suas campanhas.

Com os dados reais do web analytics, você sabe consegue saber de onde são os visitantes do seu site referente a localização geográfica, qual uso de dispositivos mobiles (com informações do sistema operacional e modelo do equipamento), interesses, sexo, faixa etária e muito mais.

Também é possível saber como o visitante chegou ao seu site, por quais páginas ele navegou, quanto tempo ficou em cada uma, os locais que ele clicou e por qual página ele deixou seu site.

O que fazer com tudo isso? Planejar novas campanhas, otimizar seu site, produzir conteúdo que seja de maior interesse ao seu público, oferecer produtos que sejam mais procurados, avaliar etapas de compra no seu site, elaborar campanhas de e-mail marketing e remarketing e uma série de outras  ações, já que tudo depende dos seus objetivos.

As ferramentas de web analytics mais utilizadas

Google Analytics

A mais comum, mais utilizada e altamente eficiente ferramenta é o Google Analytics e que é gratuita para sites com até 10 milhões de visualizações mensais. Existe a versão paga, mas apenas agências que trabalham com clientes de porte muito grande é que se utilizam essa versão. A gratuita oferece dezenas de possibilidades de relatórios que podem ser exportados em planilhas facilmente.

Segundo um levantamento realizado pelo Alexa, o Google Analytics é utilizado por mais de 55% dos 10 mil sites mais populares da internet, então não há dúvidas de sua eficiência.

Adobe Analytics

Adobe Analytics é uma ferramenta paga, mais robusta e complexa que a do Google e não existe versão gratuita. É possível fazer as mesmas análises e as vantagens são a facilidade de fazer testes A/B sem ajuda de TI, podendo ser analisado em tempo real. Outro ponto positivo é o bom funcionamento em tablets e smartphones.

Outras ferramentas de web analytics

  • Web Trends
  • Navegg
  • IBM

Muito tem a se explorar sobre web analytics, afinal, as possibilidades de dados que podem ser mensurados com as ferramentas são diversas. Com o uso correto de suas ferramentas, o web analytics é capaz de fornecer informações valiosas para otimizar campanhas e alcançar resultados ainda melhores.

Agora que você já tem uma noção sobre o que é web analytics, conheça e curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades.