Apesar de representar um ramo da tecnologia, o mercado de software não está livre dos tropeços relacionados à comunicação digital. Diante de uma estratégia relativamente nova, é comum perceber erros na articulação dos conteúdos e campanhas que poderiam ser evitados.

Uma boa alternativa é ter conhecimento sobre o erros cometidos por outras empresas de TI na divulgação de software para evitar cair nas mesmas armadilhas.

Por isso listamos, a seguir, os principais erros cometidos em campanhas de marketing digital que podem prejudicar a divulgação do seu software.

Não usar o e-mail marketing corretamente

Se o e-mail marketing é uma ótima oportunidade de engajar os clientes devido ao seu alcance – 90% dos internautas tem uma conta de e-mail – também pode ser representar um erro estratégico quando não utilizado adequadamente. Atualmente, com a expansão generalizada de smartphones, o acesso à caixa de entrada se dá constantemente.

Entre os erros mais comuns para utilizar essa ferramenta estão: a) a falta de definição de um remetente; b) um campo de assunto mal formulado que não instigue o usuário; e c) fechar o canal de comunicação com aquelas mensagens do tipo “não responda ao remetente”. Se a ideia é justamente obter mais informações sobre o usuário, não faz o menor sentido bloquear esse canal. Tentar forçar as vendas com dezenas de mensagens e não ter um objetivo estipulado com cada uma são outros dois erros comuns que precisam ser evitados. Fuja deles!

Veja aqui Os 5 Maiores Erros cometidos em Campanhas de E-mail Marketing.

Perder o foco com testes variados

Fazer testes para otimizar páginas, e-mails e redes sociais é essencial para o desenvolvimento de campanhas marketing digital eficientes, mas cuidado para não perder o foco da campanha em si.

Para que esses teste sejam eficazes, as informações e resultados precisam ser registrados com clareza e organização. De outra forma, os experimentos acabam sem utilidade prática e farão a equipe apenas perder tempo na divulgação do seu software. Aprenda como Aumentar a Taxa de Conversão de Suas Landing Pages.

Conteúdo planejado em cima da hora

Junto à mensuração, um dos pilares mais importantes do marketing digital é o planejamento. Às vezes, por conta do excesso de produção de conteúdos e do pouco tempo, a elaboração das pautas fica em segundo plano. Fatalmente, a qualidade do conteúdo produzido acaba declinando dessa forma.

Para sanar essa questão, é possível planejar conteúdos a longo prazo com base em demandas dos clientes e pesquisas de palavras-chave, por exemplo. A integração entre a equipe de vendas e a equipe que elabora os conteúdos também se mostra necessária para a criação de materiais que realmente gerem retorno significativo.

Não definir prazos para as campanhas pagas

Se a empresa faz campanhas com ferramentas do tipo Facebook Ads, é preciso manter o acompanhamento e o orçamento sempre rígidos. Se o anúncio não estiver com a data final programada, certamente poderá causar prejuízo à empresa por ser um investimento diário custoso e mal planejado.

Por isso, é importante acompanhar de forma contínua as redes sociais e avaliar a performance das campanhas para saber quando vale a pena continuar investindo ou não. Especialmente para as empresas que estão começando no marketing digital, vale controlar a programação e o orçamento de perto.

Veja aqui 7 Ferramentas para Coletar métricas em suas Redes Sociais.

Não fazer conteúdo otimizado para as ferramentas de buscas

Esse erro é um dos mais graves em relação às campanhas de marketing digital e pode colocar todo o trabalho a perder. Não apenas os redatores precisam estar atentos às técnicas de SEO, mas também os designers. Por exemplo, se o designer renderiza os textos como imagem ao invés de usá-los em HTML, a prioridade que o google dá a esse quesito será perdida.

Nesse sentido, é preciso que a equipe esteja integrada e conheça minimamente as estratégias de SEO. Assim, evita-se cair em armadilhas nas campanhas de marketing digital do seu software. Confira os 3 Pilares de Uma Boa Estratégia SEO.