Mesmo em tempos de crise, o faturamento do e-commerce no Brasil cresceu 15% em 2015, segundo dados do relatório Webshoppers 2016. Abrir uma loja virtual e expandir a presença online da sua marca é, cada vez mais, uma necessidade, além de ser uma fonte enorme de oportunidades de negócio. Por isso, preparamos uma lista com 3 passos para você começar a planejar a expansão da sua loja física e finalmente abrir um e-commerce. Vamos lá!

#1. Escolha da plataforma

Assim como quando vamos abrir uma loja física é necessário escolher o ponto mais adequado e analisar a região, o imóvel e os custos, quando falamos de e-commerce, o primeiro passo é escolher a melhor plataforma para a sua loja.

De forma geral, existem duas opções quando falamos de plataformas para lojas online: desenvolver uma do zero ou escolher entre as opções disponíveis no mercado. A primeira, apesar de permitir um nível de personalização maior, costuma ter um valor muito elevado, justamente porque a plataforma será desenvolvida exclusivamente para a sua loja. Portanto, escolher entre as plataformas existentes costuma ser a forma mais indicada para quem está começando na área de e-commerce e não tem muito capital para investir.

Existem diversas plataformas disponíveis no mercado. A maioria, se não todas, oferece um período de testes grátis. Por isso, o ideal é levantar as mais interessantes e testá-las por um tempo. A vantagem de contratar uma plataforma pronta é que elas oferecem suporte — o que pode facilitar para tirar as suas dúvidas e conhecer melhor as funcionalidades durante o período de testes.

Analise alguns pontos fundamentais, como a integração com meios de pagamentos e a segurança oferecida ao consumidor; se os layouts são responsivos para celulares e tablets e se a navegação proporciona uma boa experiência ao usuário; qual o tempo médio de carregamento das páginas; e quais as limitações de produtos cadastrados ou de pageviews do pacote que você pretende contratar.

#2. Apresentação da loja e dos produtos

Agora que você escolheu a ferramenta mais adequada para a sua loja virtual, chegou a hora de montar o layout e cadastrar os produtos. Pense que, na internet, o seu cliente não poderá tocar ou experimentar os produtos, por isso, dê todas as informações que ele precisaria ter para concluir a compra.

É muito importante construir uma loja com visual atrativo e fácil de navegar (assim como seria na sua loja física, afinal, ninguém quer ter uma loja feia). As fotos dos produtos devem ser bonitas e mostrar os detalhes e diferenciais. Uma dica bacana é pensar por quais termos o seu cliente buscaria no Google para encontrar os seus produtos e usar essas palavras-chave de forma fluída nos descritivos e nos títulos dos produtos.

Dessa forma, você contribui para a otimização da sua loja e conquista uma posição melhor nos mecanismos de busca.

#3. Marketing e relacionamento

Sua loja já está pronta e com todos os produtos cadastrados. Chegou a hora de divulgar! Aproveite do poder das redes sociais para criar um relacionamento próximo com seus clientes e público-alvo. Crie peças atrativas de e-mail marketing para divulgar promoções e invista em conteúdo relevante para atrair e reter clientes.

Quer algumas dicas? Você pode criar um blog que fale sobre o universo relacionado à sua loja para publicar artigos, vídeos e materiais com conteúdo inédito para o seu público. Pode fazer promoções exclusivas ou divulgar lançamentos em primeira-mão para os seus seguidores nas redes sociais. Ou pode, ainda, criar campanhas de remarketing para impactar as pessoas que clicaram para comprar o seu produto, mas desistiram no meio do caminho.

Não deixe de pensar no marketing digital e no e-commerce como parte fundamental da sua estratégia de expansão. Se trabalhados corretamente, esses são canais que, sem sombra de dúvidas, trarão novos negócios e aumentarão o faturamento da sua loja!

Está pronto para começar a estruturar o seu e-commerce? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!